domingo, 17 de fevereiro de 2008

O Serviço Social no Juizado de Menores do Rio de Janeiro no Período de 1938 a 1950

O Serviço Social no Juizado de Menores do Rio de Janeiro no Período de 1938 a 1950: entre os valores cristãos e o positivismo na construção de uma república burguesa.
Autoria de Sabrina Celestino

RESUMO:
Este trabalho tem por objetivo se constituir como uma análise acerca da inserção do Serviço Social no Interior do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro no período de 1938 a 1950, momento em que a referida instituição denominava-se Tribunal de Justiça do Distrito Federal, já que o Rio de Janeiro era a capital do País. Este tem por finalidade ainda, traçar uma discussão acerca da atuação profissional junto à infância juventude e a família através do então Juizado de Menores do Distrito Federal, instituição pela qual a profissão se insere no Poder Judiciário.
Diante disso, iniciamos no capitulo I uma análise acerca dos valores sociais, culturais e econômicos que permeavam a sociedade brasileira no período em questão, que rebatiam diretamente sobre os valores desenvolvidos pela profissão. Aliado a isto, no capítulo II inicia-se uma análise acerca da temática da infância juventude e da família, ressaltando as ações desenvolvidas pelo Estado brasileiro a partir doa anos de 1920 no que se refere a chama “política de proteção a infância juventude e a família”.
Uma vez pontuada a crítica acerca da ideologia do Estado e da sociedade para com o referido público, buscou-se no último capitulo pontuar como se desenvolvia este debate no interior da profissão a partir da formação profissional e dos valores éticos expressos através do primeiro Código de Ética do Serviço Social em 1947.

Como citar este texto:
CELESTINO, Sabrina. O Serviço Social no Juizado de Menores do Rio de Janeiro no Período de 1938 a 1950: entre os valores cristãos e o positivismo na construção de uma república burguesa. 2008. Monografia (Bacharelado em Serviço Social), Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2008.

Baixar Conhecimento

Nenhum comentário: