domingo, 17 de fevereiro de 2008

Depósitos Quaternários e Manejo de Recursos Naturais na Bacia do Guandu - RJ

Depósitos Quaternários e Manejo de Recursos Naturais na Bacia do Guandu - RJ.
Autoria de Simone Lisboa dos Santos da Silva

RESUMO:
A temática ambiental tem figurado como questão prioritária tanto no âmbito técnico-científico quanto no político. Surgindo com isto novas demandas por estudos sobre as dinâmicas ambientais, sobretudo aquelas relacionadas ao entendimento da evolução da paisagem nas últimas dezenas de milhares de anos, que corresponde ao Período Geológico Quaternário. Tendo isto em vista, a presente monografia versa sobre o manejo dos recursos naturais dos depósitos quaternários em ambiente de sedimentação fluvial e flúvio-marinha referentes aos depósitos arenosos, os quais são explorados para a indústria de construção civil. Tal discussão tem como objetivo geral analisar as alterações ambientais ocorridas na Bacia do Rio Guandu, principal área fornecedora de areia para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro; além de questionar sobre as propostas de recuperação ambiental para áreas nas quais a exploração tenha cessado e sobre a possibilidade de implantação desta atividade em novas áreas.
Sendo assim, o trabalho estrutura-se da seguinte forma: apresenta-se uma revisão teórico-conceitual para esclarecer sobre as principais formulações teóricas abordadas; seguida de uma contextualização geomorfológica da bacia, aliando a perspectiva temporal à espacial; partindo então a um breve levantamento de usos de solo; por fim temos um panorama geral sobre a atual situação ambiental da bacia do Guandu e as perspectivas de recuperação ambiental, bem como sobre a necessidade de indicação de novas áreas de produção de areia devido à expectativa de restrições na produção da atual área fornecedora.

Como citar este texto:
SILVA, Simone Lisboa Santos. Depósitos Quaternários e Manejo de Recursos Naturais na Bacia do Guandu – RJ. 2008. Monografia (Bacharelado em Geografia), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

Baixar Conhecimento

Nenhum comentário: