domingo, 14 de setembro de 2008

Família e Proteção Social. Um recorte sobre o CRAS/Éden.

Família e Proteção Social. Um recorte sobre o CRAS/Éden.
Autoria de Irene da Silva de Souza

Resumo:
É no contexto em que o trabalho vem diminuindo, a identidade e a noção de pertencimento também, que estudo as relações familiares inserida nesse espaço de precarização do trabalho, onde o Estado torna-se seu principal suporte e sua principal proteção atuando nas falhas da sociabilidade primária e nas lacunas da proteção próxima. No processo de desvio da universalização das Políticas públicas em favor das ações sociais na pobreza extrema, sendo essa a nova tendência neoliberal.
Nessa perspectiva, analiso a atuação do CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, como equipamento e serviço de proteção básica, (um para cada 5.000 famílias) referenciado pelos CRAS localizado em território de vulnerabilidade social. Estes Centros têm a função de organizar, coordenar e executar os serviços de proteção básica, sendo considerados aqui serviços de proteção básica de assistência social aqueles que potencializam a família como unidade de referência (NOB/2005). È o Sistema Único de Assistência Social, SUAS, implementado em 2005, que normatiza as diretrizes do CRAS. O SUAS representa um avanço, porém introduz conflitos na sua operacionalização, traz uma nova lógica de organização das ações sócio-assistencias, com base no território e foco nas famílias, que é chamada a partilhar, com o Estado, responsabilidades da alçada do poder público. Essa é a análise que pretendo traçar de como as políticas de atendimento do CRAS, em especial o CRAS de Éden, atuam nas relações familiares no âmbito da inclusão, proteção e da representação que esse tem diante das famílias atendidas.

Como citar o texto:
SOUZA, Irene da Silva de. Família e Proteção Social. Um recorte sobre o CRAS/Éden. 2008. Monografia (Bacharelado em Serviço Social), Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2008.

Lembre-se de citar toda e qualquer informação retirada do texto acima.
Texto enviado pela autora em Agosto de 2008.
Boa leitura e até!!!

Nenhum comentário: