terça-feira, 18 de março de 2008

A Geografia em Quadrinhos: uma análise dos elementos sócio-espaciais que compõem a imagem da cidade presente no universo quadrinhográfico

A Geografia em Quadrinhos: uma análise dos elementos sócio-espaciais que compõem a imagem da cidade presente no universo quadrinhográfico.

Autoria de Marcos Paulo Ferreira de Góis

RESUMO:

Este trabalho tem como meta principal estudar a geografia das imagens figuradas nas histórias em quadrinhos. Essa forma de se contar histórias, existente há mais de cem anos, possui a peculiaridade de narrar ações através de imagens de seres e objetos ao longo de quadros dispostos seqüencialmente. Cada quadro encerra uma paisagem rica em representações de objetos como casas, prédios, ruas e pessoas. Acredita-se que os objetos figurados nos quadros de uma história em quadrinhos mantêm relações de significação entre eles e que, além disso, os personagens de histórias constroem suas ações em relação ao espaço no qual estão estabelecidos.

Para apreender as relações que existem entre personagens e seu espaço de ação nas histórias em quadrinhos faz-se crucial a compreensão dos elementos que compõem o seu universo, os quais serão subdivididos aqui em elementos técnicos e elementos figurativos. Posteriormente, pretende-se, a partir da análise de algumas histórias, realizar considerações gerais acerca da cidade representada nos quadrinhos. Relações entre o tipo, o tamanho e o caráter simbólico de tais cidades serão investigadas através de algumas histórias presentes no universo dos quadrinhos.

Espera-se que este trabalho possa contribuir para o enriquecimento do temário geográfico e dos questionamentos sobre a imagem e as histórias em quadrinhos na perspectiva da interpretação dos significados expostos na representação gráfica que consiste as histórias em quadrinhos.


Como citar este texto:

GÓIS, Marcos Paulo Ferreira. A Geografia em Quadrinhos: uma análise dos elementos sócio-espaciais que compõem a imagem da cidade presente no universo quadrinhográfico. 2008. Monografia (Bacharelado em Geografia), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008,74p.


Baixar Conhecimento

Atualização:

Versão 4shared

Até!

2 comentários:

Papoulos disse...

cara,
estou muito afim de ler sua monografia....
mas o download no badongo não funciona comigo por algum motivo cósmico...
sou da UNB e estou escrevendo uma dissertação parecida, em que analiso o cinema brasileiro ao invés dos quadrinhos...
é possível vc me enviar?!
ou por em outro servidor?


agradeço muito a atenção
Octávio Schuenck

MinervaMutante disse...

Octávio, o link está atualizado, basta clicar em "VERSÃO 4SHARED". Aliás, há um certo tempo saiu uma edição da revista Cidades de Presidente Prudente sobre Imagens da Cidade, talvez seja do seu interesse...

Abraço!