quinta-feira, 20 de março de 2008

Observatório dos Conflitos no Campo organiza debate sobre a Questão Quilombola No Norte do ES

O Projeto de Extensão e Pesquisa da UFES Observatório dos Conflitos no Campo no Espírito Santo realiza no dia 19 de março, quarta-feira, debate com o tema "A Questão Quilombola no Norte do Espírito Santo". A atividade ocorre no prédio do IC-II, no campus de Goiabeiras [UFES - Vitória], às 18h30min. Participam da discussão que apresenta o projeto à comunidade acadêmica Elieser Nardoto, da organização Paz no Campo; Sandro José Silva, professor do Departamento de Ciências Sociais da UFES; e Domingos Firminiano dos Santos, integrante da Comissão Estadual Quilombola.

O objetivo do debate é esclarecer à comunidade acadêmica e a sociedade o processo de reconhecimento das comunidades quilombolas e a titulação de suas terras. A presença dos palestrantes abre espaço para sanar dúvidas e trocar idéias e concepções das diferentes abordagens sobre o tema.

O Observatório dos Conflitos no Campo no Espírito Santo, um projeto de pesquisa e extensão interdisciplinar da UFES, visa aprofundar as análises sobre os conflitos no campo no Espírito Santo. Os dados sobre a questão demonstram a evidência de conflitos no campo contrastando com as imagens de desconcentração de terras no estado. As transformações ocorridas no espaço agrário, a emergência de novos grupos e as mudanças dos conceitos das políticas públicas reforçam a necessidade de um aprofundamento teórico e metodológico sobre essa problemática. Fundamenta-se na coleta, sistematização e cartografia das ações, sujeitos e conflitos no campo no Espírito Santo. Busca criar mecanismos de divulgação que sirvam de subsídio para tomada de decisões e resoluções dos conflitos. O projeto tem o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) e da Pró-Reitoria de Extensão da UFES.
Para mais informações:

Observatório dos Conflitos no Campo no Espírito Santo

E-mail: conflitosnocampo.es@gmail.com / Telefone: 4009-2929.

Nenhum comentário: