segunda-feira, 7 de abril de 2008

Moradia Popular no Rio de Janeiro: subsídios para a análise da questão habitacional no tempo recente

Moradia Popular no Rio de Janeiro: subsídios para a análise da questão habitacional no tempo recente
Autoria de Pedro Henrique Oliveira Gomes

RESUMO:
A questão habitacional no Brasil e, particularmente no Rio de Janeiro, sempre despertou uma grande preocupação na sociedade e no Estado, ao desencadear discussões acerca dos problemas enfrentados pela crescente população de baixa renda, desprovida de quaisquer recursos que possibilitem seu acesso a uma moradia digna. No entanto, o resultado de tanta preocupação não tem sido acompanhado por políticas públicas que busquem a sua solução, vide a trajetória histórica das várias intervenções governamentais e a continuidade desta problemática. Neste ensaio, teremos como objetivo avaliar quais foram às estratégias utilizadas pelos diferentes atores sociais na solução do problema habitacional no Rio de Janeiro e identificar os fatores locacionais privilegiados pelos pobres urbanos e as intervenções estatais em cada momento. A proposta de uma análise histórica servirá como subsídio para uma avaliação preliminar sobre os aspectos sócio-espaciais da problemática habitacional recente na cidade do Rio de Janeiro.

Como citar este texto:
GOMES, P. H. O. (2007). Moradia popular no Rio de Janeiro: subsídios para uma análise sobre a questão habitacional no tempo recente. Rio de Janeiro: DGEO/UFRJ. Mimeo.


2 comentários:

Mauricio Scherer disse...

Artigo muito interessante, certamente beneficia pesquisadores que se preocupam com a temática de moradia popular, esta forma tão em evidencia nas cidades brasileiras mais ainda pouco explorada na geografia.
Parabéns Pedro Henrique.

Anônimo disse...

Fala Maurício,

Valeu pelo comentário.
Realmente, como pesquisadores/estudantes de instituição pública/cidadão, não podemos nos distanciar da realidade vivida por parte do nosso povo brasileiro. Acredito que temos compromissops bem sérios com relação a isso e que devemos aproveitar canais circunscritos a nossa prática para evidenciarmos questões tão problemáticas da vida social.
Deste modo, faço um pedido: já que se interessou pelo artigo, que continui essa caminhada e possa explanar questões sociais de grande necessidade pelos canais que vivencia. Pode ter certeza que estará colaborando para um mundo melhor.
E que possamos nos comunicar sempre. Se puder, exponha seus trabalhos aqui ou informações importantes que tenha.

Grande abraço, Ph.