quinta-feira, 9 de abril de 2009

A Transformação de Fábricas Desativadas em Moradia Popular na Cidade do Rio de Janeiro: o caso da fábrica da CCPL.

Título: A transformação de fábricas desativadas em moradia popular na cidade do Rio de Janeiro: o caso da Fábrica da CCPL.

Autoria: Pedro Henrique Oliveira Gomes.


O presente estudo aborda o fenômeno da refuncionalização de espaços industriais desativados, em moradias populares, via lógica da sobrevivência e resistência de grupos sociais marginalizados no subúrbio do Rio de Janeiro. O objeto de estudo foi a antiga fábrica da Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL), localizada no bairro de Benfica. Essa fábrica foi desativada em 1997 e, em 2002, foi ocupada por moradores de comunidades vizinhas de baixa renda, ex-moradores da periferia metropolitana e por moradores de rua. Nela, foi criada uma forma específica de organização sócio-espacial, na qual os moradores possuem uma prática sócio-espacial híbrida entre o formal e o informal da cidade. Desta maneira, este estudo terá como objetivo central trazer à tona uma série de questionamentos acerca desta ocupação, buscando analisar o processo de refuncionalização espacial via lógica da pobreza. Para isso, serão analisados o processo de industrialização e as diferentes lógicas de produção do espaço urbano na cidade do Rio de Janeiro.
Os procedimentos metodológicos adotados foram: a construção de um arcabouço teórico que sustentasse nossas análises, a utilização de práticas empíricas de reconhecimento do fenômeno abordado, a vivência do fenômeno através de trabalho de campo e de intensas conversas com moradores e lideranças comunitárias e um levantamento documental em órgãos públicos e na mídia sobre o assunto.
Socialmente, a realização deste trabalho se justifica pelo compromisso do pesquisador em evidenciar a existência de espaços subutilizados e inutilizados na cidade do Rio de Janeiro, que poderiam ser reutilizados, particularmente, para a produção de moradias populares. Cientificamente, este estudo representa uma contribuição para a reduzida literatura existente sobre a temática, tendo em vista a dificuldade do autor em achar estudos que abordassem o processo de refuncionalização espacial pela via da lógica da pobreza.


Como citar: GOMES, P. H. O. A transformação de fábricas desativadas em moradia popular na cidade do Rio de Janeiro: o caso da Fábrica da CCPL. Rio de Janeiro: DGEO/IGEO/UFRJ (Monografia de conclusão de curso de Geografia), 2009.

Um comentário:

Thamires Lima disse...

Não consigo baixar esse arquivo.
Estou fazendo um trabalho sobre ocupações em antigas fábricas e gostaria muito de ler seu trabalho.
Você pode me enviar?