terça-feira, 14 de abril de 2009

As Relações de Trocas Materiais e Simbólicas no Mercado Municipal de Araçuaí – MG

Título: As Relações de Trocas Materiais e Simbólicas no Mercado Municipal de Araçuaí – MG

Autoria: Mateus de Moraes Servilha.

Este trabalho consiste no estudo das relações sociais de trocas materiais e simbólicas presentes no mercado municipal de Araçuaí – MG. O objetivo deste trabalho é compreender as relações de troca, materiais e não-materiais, estabelecidas no mercado como elemento da dinâmica cultural regional e de construção de identidade coletiva, assim como as diferentes representações construídas acerca do mercado municipal por seus freqüentadores. A partir de

uma análise teórica embasada nas teorias da antropologia interpretativa, da antropologia econômica e da geografia humana, interpretações acerca das relações sociais de trocas materiais e simbólicas presentes no mercado municipal de Araçuaí apresentaram a importância das mesmas para a construção de solidariedades, de ajudas mútuas, de reciprocidades e de sentimentos de união, confiança e pertencimento comuns entre os freqüentadores. Diferentes identidades, como a regional, as profissionais, as familiares, as comunitárias, a urbana e a rural, se correlacionam no mercado onde, a partir de suas diferenças e de sentimento de alteridade em relação a relações socioeconômicas presentes em outros estabelecimentos comerciais, freqüentadores se sentem parte de um mesmo grupo social, produzindo assim uma identidade coletiva, o que nos permitiu a classificação do mercado como um “lugar de trocas” e um “lugar de identidade coletiva”. O mercado municipal e as dinâmicas socioculturais analisadas nesse trabalho podem ser incorporados por pesquisas científicas, projetos de extensão e políticas públicas na busca pela valorização de suas potencialidades culturais de construção de sensos comunitários e de sentimentos de confiança e reconhecimento social mútuo, racionalidades e práticas construídas ao longo de décadas, consideradas por mercadores, feirantes e fregueses como uma das características mais importantes e positivas da vida social dos freqüentadores do mercado municipal de Araçuaí.


Como citar: SERVILHA, Mateus de Moraes. As relações de trocas materiais e simbólicas no Mercado Municipal de Araçuaí – MG. Orientadora: Sheila Maria Doula, Co-Orientadoras: Nora Beatriz Presno Amodeo e Neide Maria de Almeida Pinto. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, Março de 2008.


Nenhum comentário: