sexta-feira, 10 de abril de 2009

A Geografia da Expansão da Universidade Estácio de Sá para a Periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro: natureza e condicionantes.

A Geografia da Expansão da Universidade Estácio de Sá para a Periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro: natureza e condicionantes.

Autoria: Emílio Reguera Rua

O objetivo desta dissertação é identificar os mecanismos que comandam a expansão física da Universidade Estácio de Sá (UNESA) em direção à baixada fluminense, localizada na periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), no período de 1996 (ano de promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.394/96) até 2004 (período que antecede a movimentação política em torno da Reforma Universitária). A premissa básica desse trabalho é a de que na referida região, cuja característica marcante tem sido a ausência do poder público no que trata dos interesses da maioria, além de toda política implementada pelo governo federal no sentido de favorecer tal expansão, apresentou características específicas determinantes, quais sejam, a de possuir uma demanda que, tão logo instalados os campi da UNESA, viriam a se utilizar dos serviços educacionais ofertados por essas unidades. As razões que auxiliam a compreensão da existência desta demanda residem em fatores como:
(a) A difundida ideologia de empregabilidade, que remete à coisificação da força de trabalho, através do acréscimo de valores embutidos, como o grau de especialização e qualificação advindos, sobretudo do esforço individual pela obtenção de diplomas de graduação.
(b) O mergulho na realidade sócio-espacial intrametropolitana permite visualizar nichos de segmentos da população com poder aquisitivo suficiente ao financiamento do ensino superior. Nesse ínterim, resgata-se o espaço social para o interior desta análise. Autores como Henri Lefebvre, Milton Santos e David Harvey, todos de filiação marxista, são resgatados para fins de análise deste estudo. Por fim, conclui-se que a Universidade Estácio de Sá representa o feixe de todos esses processos políticos transescalares e territoriais que culminaram com a atual expansão da referida universidade pela Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Como citar: Rua, Emílio Reguera. A geografia da expansão da Universidade Estácio de Sá para a periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro: natureza e condicionantes. Orientador: Rainer Randolph. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: IPPUR/UFRJ, 2005.


Um comentário:

Anônimo disse...

Pulamor di deus, num fassa SPAM!!