quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Os dez mandamentos do orientando e a oração das teses

Para descontrair...

 

************

Os dez mandamentos do orientando:

 

1. Amarás o teu orientador(a) sobre todas as "coisas";

2. Lerás e refarás teu texto quantas vezes forem necessárias;

3. Lerás bastante. Usarás a internet com bom senso, visão crítica, postura e moderação;

4. Não copiarás;

5. Prestarás atenção na concordância de gênero, número e grau;

6. Não serás prolixo. Não duvidarás da cultural geral da banca examinadora;

7. Não repetirás a mesma idéia em diferentes trechos do texto;

8. Usarás a mesma pessoa verbal do começo ao fim do texto;

9. Circunscreverás teu tema a um contexto definido. Serás claro naquilo que estás querendo expor. Estarás escrevendo para terceiros que, não obrigatoriamente, sabem do que se trata;

10. Não farás dos resultados obtidos as conclusões da pesquisa. Não atrasarás a entrega da versão final. Darás tempo suficiente para a leitura do orientador(a).

 

*************

Oração da tese:

Novena para aqueles que foram vítimas de alguma das artimanhas do "Exu Tranca Tese", ou para aqueles que querem proteção contra essa entidade: 

Nossa Sra. Destrancadora das Teses, em ti confiamos para a proteção contra o Exu Tranca Tese, nos proteja de: Queimação de pen drive; bibliografia em alemão; visita fora de hora; linha no word que não sobe com "del"; fotocopiadora quebrada. 

Dá-me: encontros com o orientador no corredor da Universidade e livro emprestado com data de devolução pra 2050. 

Ah, senhora, livra-me também das perguntas indiscretas, das dúvidas fora de hora, e das certezas idem. 

Ajuda-me a lembrar dos nomes dos autores e da pronúncia deles, assim como do modo como se faz notação de revistas. 
 
Nossa Senhora, livre-me de pensamentos acerca de minha tese durante meu sono. Que eu possa dormir o sono dos justos impunemente, sem que eu tenha que me levantar ou acender a luz para anotar insights invasivos que detonam minha mente quando preciso descansar para mais um dia de batalha! Que tais pensamentos venham na hora certa, quando me sento diante de meu PC e eu não me torne um zumbi. 
 
Ó Senhora, desperta no meu orientador uma enorme vontade de ler minha tese. Que ele a leia com olhos vigilantes, para não deixar passar nenhuma monstruosidade, mas também com olhos piedosos, para me deixar ir enfrentar a banca. 

E que a banca, Senhora, me dê os apertos que achar necessários, mas que ao final assine a poderosa ata, redenção final dos meus inúmeros pecados. 

Nossa Senhora, meu orientador insiste em dizer que a minha tese está, entre aspas, uma merda, mas eu sinto que a Senhora vai me dar um luz bem forte e lançar como de um passe de mágica, artigos que abram meu cérebro tão debilitado por tamanha pressão. 

Minha Santa querida, já que eu fiz esta escolha na minha vida e sinto na obrigação de terminar, me da forças para não matar um! 

AMéM!!!! 

--> Fonte: Usina das Letras

 

2 comentários:

Unknown disse...

Santo Deus... achei a solução de todos os meus problemas! Vou repassar para os 90% da minha turma que ainda não terminaram a monografia!

Anônimo disse...

"Não duvidarás da cultural geral da banca examinadora".

Quer dizer, se a banca não sabe do assunto e está lá pra te avaliar, isso entra como "cultura geral"? eu mudaria isso para "duvidarás, e depois terás certeza que sua banca tem pouca capacidade de te avaliar, entretanto, ficarás calado"