sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Livros Falados: mais um passo para a socialização do conhecimento

Na mídia jornalística, são inúmeras as notícias questionando o progressivo declínio do hábito de leitura entre as crianças e os jovens brasileiros. Ao ler algumas destas notícias, refletia sobre o que tinha além desta simples constatação contemporânea recheada de games, internet e atuação intensiva da mídia televisiva. Uma das questões que me surgia foi a leitura está ao alcance de todos? Muitos pensarão na questão do apetite capitalista feroz do mercado editorial. Verdade verdadeira, mas o que gerou maior perturbação foi: o que fazem as pessoas que, por limitações físicas excepcionais, buscam a leitura ou o ato de construir conhecimento? Essa questão está acima dos valores cobrados pelas editoras, mas que não pode ser desprezado se pensarmos que a produção de livros falados é algo excepcional no mercado editorial, ou seja, é motivo de lucro.
Foi pensando nesta idéia que pesquisei na web e busquei cumprir uma das principais razões deste blog de divulgação científica, ou seja, a ação de socialização do conhecimento científico. Desta forma, a partir deste mês, iremos disponibilizar livros falados, ou o termo em inglês “Audiobooks”, visando uma atitude inclusiva do nosso público.

Nosso primeiro passo, será disponibilizar uma grande obra do Geógrafo Milton Santos chamada "Técnica, espaço e tempo", confira:



Nenhum comentário: