quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Os dez mandamentos do orientando e a oração das teses

Para descontrair...

 

************

Os dez mandamentos do orientando:

 

1. Amarás o teu orientador(a) sobre todas as "coisas";

2. Lerás e refarás teu texto quantas vezes forem necessárias;

3. Lerás bastante. Usarás a internet com bom senso, visão crítica, postura e moderação;

4. Não copiarás;

5. Prestarás atenção na concordância de gênero, número e grau;

6. Não serás prolixo. Não duvidarás da cultural geral da banca examinadora;

7. Não repetirás a mesma idéia em diferentes trechos do texto;

8. Usarás a mesma pessoa verbal do começo ao fim do texto;

9. Circunscreverás teu tema a um contexto definido. Serás claro naquilo que estás querendo expor. Estarás escrevendo para terceiros que, não obrigatoriamente, sabem do que se trata;

10. Não farás dos resultados obtidos as conclusões da pesquisa. Não atrasarás a entrega da versão final. Darás tempo suficiente para a leitura do orientador(a).

 

*************

Oração da tese:

Novena para aqueles que foram vítimas de alguma das artimanhas do "Exu Tranca Tese", ou para aqueles que querem proteção contra essa entidade: 

Nossa Sra. Destrancadora das Teses, em ti confiamos para a proteção contra o Exu Tranca Tese, nos proteja de: Queimação de pen drive; bibliografia em alemão; visita fora de hora; linha no word que não sobe com "del"; fotocopiadora quebrada. 

Dá-me: encontros com o orientador no corredor da Universidade e livro emprestado com data de devolução pra 2050. 

Ah, senhora, livra-me também das perguntas indiscretas, das dúvidas fora de hora, e das certezas idem. 

Ajuda-me a lembrar dos nomes dos autores e da pronúncia deles, assim como do modo como se faz notação de revistas. 
 
Nossa Senhora, livre-me de pensamentos acerca de minha tese durante meu sono. Que eu possa dormir o sono dos justos impunemente, sem que eu tenha que me levantar ou acender a luz para anotar insights invasivos que detonam minha mente quando preciso descansar para mais um dia de batalha! Que tais pensamentos venham na hora certa, quando me sento diante de meu PC e eu não me torne um zumbi. 
 
Ó Senhora, desperta no meu orientador uma enorme vontade de ler minha tese. Que ele a leia com olhos vigilantes, para não deixar passar nenhuma monstruosidade, mas também com olhos piedosos, para me deixar ir enfrentar a banca. 

E que a banca, Senhora, me dê os apertos que achar necessários, mas que ao final assine a poderosa ata, redenção final dos meus inúmeros pecados. 

Nossa Senhora, meu orientador insiste em dizer que a minha tese está, entre aspas, uma merda, mas eu sinto que a Senhora vai me dar um luz bem forte e lançar como de um passe de mágica, artigos que abram meu cérebro tão debilitado por tamanha pressão. 

Minha Santa querida, já que eu fiz esta escolha na minha vida e sinto na obrigação de terminar, me da forças para não matar um! 

AMéM!!!! 

--> Fonte: Usina das Letras

 

Leia Mais…

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Conflito em Gaza

Como anunciado anteriormente, estávamos esperando alguma reflexão "menos instantânea" sobre os acontecimentos na Faixa de Gaza para colocarmos no blog. Novamente o boletim Olhar Virtual da UFRJ é a fonte de informação e conhecimento. De qualquer forma estamos abertos a qualquer outra fonte de conhecimento sobre os acontecimentos em Gaza, inclusive a sua opinião pessoal.


...

Sábado, 27 de dezembro de 2008. Aviões israelenses conduzem uma série de ataques contra instalações do Hamas na Faixa de Gaza, matando e ferindo centenas de pessoas. Apenas oito dias após o fim da trégua de seis meses entre Israel e o grupo militante islâmico, no último 19 de dezembro, teve início mais um triste capítulo na história de uma guerra que perdura há décadas.

Para Franklin Trein, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, tanto a imprensa nacional quanto a estrangeira estão fazendo uma cobertura bastante precisa do conflito, dada a gravidade do assunto, embora o espaço conferido varie de acordo com o veículo de comunicação. No Brasil, segundo o professor, a mídia televisionada vem tratando a questão com mais destaque que a mídia escrita, que tem ficado um pouco aquém na apresentação de análises substantivas e consistentes.

Já nos Estados Unidos, a situação se inverte. Para Trein, enquanto as emissoras de televisão norte-americanas abordam o tema de maneira utópica, os principais jornais de grande circulação estão expondo análises que se diferenciam da forma como a sociedade do país costuma tratar este tipo de problema. “No entanto, percebe-se claramente que há certo compasso de espera a respeito da conjuntura que se criará depois da posse de Barack Obama. A transição de governo põe a mídia em sobreaviso, no aguardo de um pronunciamento do novo presidente sobre o conflito”, diz o professor. Perguntado sobre a situação na Faixa de Gaza, Obama afirmou que só falaria após a posse, que aconteceu ontem em Washington. “Acho que é uma atitude muito correta da parte dele, mas isto frustra um pouco as expectativas do que será o futuro próximo”, analisa Trein.

Na opinião do professor do IFCS, a mídia europeia é a que está fazendo a cobertura mais ampla do conflito, mostrando ao público elementos esclarecedores para o entendimento do processo que o desencadeia. “Isso acompanha, de certa forma, a mobilização da sociedade civil europeia em relação aos acontecimentos. Independente do fato de a Europa não ser um continente tradicionalmente islâmico, os europeus saem às ruas para protestar e manifestar sua inconformidade com os ataques desproporcionais de Israel contra o Hamas. A imprensa acaba repercutindo essas ações”, explica. Trein destaca que a mídia europeia está chamando a atenção para três aspectos fundamentais que ajudam a reavivar a memória acerca do quadro geral de relações que estão em jogo na Faixa de Gaza.

— O primeiro deles, sem dúvida, refere-se ao comportamento dos israelenses, que respeitaram a opinião pública mundial e as decisões das Nações Unidas apenas quando da criação do Estado de Israel. Depois disso, o país passou a atuar como senhor absoluto de seus interesses, detentor de direitos incontestáveis e legítimos para autorizar qualquer reação diante da mais elementar discordância sobre sua maneira de alcançar objetivos. Alheio aos custos humanos, sociais, políticos, econômicos e culturais que isto possa significar para outras populações, o Estado de Israel se sente no direito de impor suas vontades a qualquer preço — avalia.

O segundo aspecto levado em conta pela mídia europeia, de acordo com o docente, diz respeito ao fato de que Israel se desenvolveu, inclusive no âmbito militar, sob a proteção irrestrita dos EUA e do Reino Unido. Além disso, Trein ressalta a importância de a imprensa sublinhar que o território israelense configura-se como um enclave dentro de um ambiente geopolítico, “ao mesmo tempo, em conflito com o Ocidente e depositário de um manancial extraordinário de recursos energéticos não-renováveis indispensáveis para a rota do progresso capitalista”.

— Israel recebeu o apoio do mundo ocidental em troca de ser um ponto estratégico naquela região, onde os interesses do capital pelo petróleo são insubstituíveis. Todo o conhecimento científico e tecnológico desenvolvido até hoje não permite pensar na hipótese de se abrir mão do petróleo dos árabes. Para que os EUA e a Europa consigam se impor sem saírem de suas casernas, é necessário que haja alguém mais próximo dos árabes, e esse alguém é Israel — observa.

Segundo Trein, o último ponto alude à desproporcionalidade do crescimento demográfico das populações judia e árabe dentro do Estado de Israel. O professor acredita que, entre 25 e 50 anos, a quantidade de não-judeus no território israelense será consideravelmente superior ao número de judeus. “Certamente, isso poderá se tornar um problema bastante complexo para a gestão das relações de poder na região”.

Continua ...

Na íntegra em:

Até!

Leia Mais…

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Roteiros Geográficos do Rio de Janeiro

Tradicionalmente, o Nepec (Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Espaço e Cultura), vinculado a Uerj, realiza sob a Coordenação do Prof. João Baptista Ferreira de Mello, Roteiros Geográficos na cidade do Rio de Janeiro. Em janeiro alguns desses roteiros serão realizados pelo centro da cidade. Aproveite!!!

 

 

***

16/01/2009

9 : 30 da Manhã

Ecos Da Cultura Na Cidade Nova E Na Praça Onze Dos Bambas Do Samba

 

Encontro: Estação Do Metrô Estácio/Rio-Cidade Nova (Saída Para O Centro Administrativo São Sebastião Do Rio De Janeiro, Popularmente Conhecido Como "Piranhão") (Roteiro A Pé - Grátis)  

 

Término Por Volta Do Meio-Dia.

 

***

18/01/2009

9:55 da Manhã
(Re)Conhecendo O Centro Do Rio A Pé

 

Ponto De Encontro: Adro Mosteiro De São Bento (Rua Dom Gerardo 40)

 

Roteiro: Mosteiro De São Bento (Assiste-Se A Cinco Minutos Da Missa Com Cantos Gregorianos), Vista Panorâmica Da Área Portuária E Baía De Guanabara, Av. Rio Branco, Rua Teófilo Otoni, Av, Presidente Vargas, Igreja Nossa Senhora Da Candelária (Visita), Centro Cultural Banco Do Brasil (Intervalo De 15 Minutos), Centro Histórico Beira-Mar, Rua Buenos Aires, Beco Das Cancelas, Rua Do Ouvidor, Travessa Do Comércio/ Sobrado De Aurora E Cármen Miranda, Praça Xv, Paço Imperial E De Isabel De Orleans E Bragança (Somente Maquete Do Centro Do Rio), Palácio Tiradentes, Rua São José, Almoço (Cinelândia, Por Volta Das 13:30), Cinelândia De Arrojado Conjunto Arquitônico , Catedral Metropolitana De São Sebastião Do Rio De Janeiro (Visita), Museu Nacional De Belas Artes (Visita).

 

Término Por Volta Das 16 Horas.      

 

***

22/01/2009

20:30

Roteiro  Noturno  No  Centro Do Rio A Pé

 

Encontro No Adro Da Catedral Presbiteriana

(Na Confluência Da Praça Tiradentes Com As Ruas Da Carioca  E  Silva  Jardim)

 

Iluminados Prédios Da Catedral Evangélica Do Rio De Janeiro (Visita) E Real Gabinete Português De Leitura  - Igreja Nossa Senhora Da Lampadosa (E Da Última Missa De Tiradentes) - Av. Passos - Território Da "Daspu" - Praça Tiradentes Dos Teatros Seculares E Dos Modernos Hotéis - Rua Da Constituição - Gomes Freire Dos Hotéis De Alta Rotatividade - Lavradio Dos Antiquários E Casas De Shows De Iluminação Mutante - Esplanada De Santo Antonio -  Largo Braguinha - Mem De Sá Dos Sobrados Exuberantes,  Samba De Raiz, Marchinhas, Mambo, Funk, Rock, Travestis  E Mitológica Malandragem   - Seculares E Simbólicos Arcos Da Lapa - Rua Joaquim Silva - Escadaria Selaron - Largo Nelson Gonçalves -  Sala Cecília Meireles

 

Término Por Volta De Meia Noite Em Tempo De Se Embarcar No Metrô Ou De Saborear Uma Pizza Na Lapa

 

 ***

29/01/2009

20:30

Roteiro  Noturno  No  Centro Do Rio A Pé

 

Encontro No Adro Da Catedral Presbiteriana

(Na Confluência Da Praça Tiradentes Com As Ruas Da Carioca  E  Silva  Jardim)

Dia 29 De Janeiro De 2009 - Quinta-Feira - 20 Horas E 30 Minutos

 

Roteiro:

Iluminados Prédios Da Catedral Evangélica Do Rio De Janeiro (Visita) E Real Gabinete Português De Leitura  - Igreja Nossa Senhora Da Lampadosa (E Da Última Missa De Tiradentes) - Av. Passos - Território Da "Daspu" - Praça Tiradentes Dos Teatros Seculares E Dos Modernos Hotéis - Rua Da Constituição - Gomes Freire Dos Hotéis De Alta Rotatividade - Lavradio Dos Antiquários E Casas De Shows De Iluminação Mutante - Esplanada De Santo Antonio -  Largo Braguinha - Mem De Sá Dos Sobrados Exuberantes,  Samba De Raiz, Marchinhas, Mambo, Funk, Rock, Travestis  E Mitológica Malandragem   - Seculares E Simbólicos Arcos Da Lapa - Rua Joaquim Silva - Escadaria Selaron - Largo Nelson Gonçalves -  Sala Cecília Meireles

 

Término Por Volta De Meia Noite Em Tempo De Se Embarcar No Metrô Ou De Saborear Uma Pizza Na Lapa

 

***

Realização:

Nepec  (Núcleo  De Estudos E Pesquisas Sobre Espaço E Cultura)

Departamento De Geografia Humana  - Instituto De Geografia / Ctc

Uerj (Universidade Do Estado Do Rio De Janeiro).

 

Informações e Inscrições: 

roteirosgeorio@uol.com.br   ou celular: 8871 7238  

Grátis (Cada Roteiro Limitado A 60 Participantes).

Com Tempo Chuvoso, Roteiro Adiado.

Coordenação: Prof.  Dr.  João  Baptista  Ferreira  De  Mello.

Bolsistas: Ivo Venerotti,  Melissa Anjos e Olga Maíra Figueiredo.

 

 

 

 

Leia Mais…

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Eventos 2009

I SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA POLÍTICA, TERRITÓRIO E PODER
Curitiba – UNICURITIBA – 01 a 04 de Junho de 2009
Informações: clique aqui

II SIMPÓSIO NACIONAL O RURAL E O URBANO NO BRASIL
Rio de Janeiro – UERJ - 27 a 29 de maio de 2009
Informações: clique aqui

III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE RELIGIOSIDADES, DIÁLOGOS CULTURAIS E HIBRIDAÇÕES
Campo Grande/MS – UFMS – 21 a 24 de abril de 2009
Informações: clique aqui

X ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA
Porto Alegre/RS – UFRGS – 30 de agosto a 02 de setembro de 2009
Informações: clique aqui

XIII ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR
Florianópolis/SC – UFSC – 25 a 29 de maio de 2009
Informações: clique aqui

IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE ESTUDOS TERRITORIAIS E II SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE MÚLTIPLAS TERRITORIALIDADES
Francisco Beltrão/SC – UNIOESTE – 27 a 30 de maio de 2009
Informações: clique aqui

XII ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA
“Caminhando numa América Latina em transformação”
Montevideo/URU – Universidad de La República - 3 a 7 de abril de 2009
Informações: clique aqui

VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE CONTROLE DE EROSÃO
São Paulo/SP - 29 de março a 02 de abril de 2009
Informações: clique aqui

Leia Mais…

domingo, 11 de janeiro de 2009

Página Eletrônica do Geógrafo David Harvey

Amigos do Minerva Mutante,


O geógrafo David Harvey disponibiliza em seu site aulas e palestras em formato mp3 e outras mídias. Para aqueles que o admiram, se baseiam em seus estudos e possuem conhecimento da língua inglesa, vale a pena dar uma conferida. O endereço é: http://davidharvey.org/ .


Grande abraço, Companheiros do Minerva Mutante.

Leia Mais…

I Congresso Brasileiro de Educação Ambiental


I Congresso Brasileiro de Educação Ambiental

João Pessoa – 10 a 13 de junho de 2009


O meio ambiente é um tema que vem sendo tratado com seriedade por diversas instituições representativas da sociedade, agregando órgãos governamentais, não governamentais, privados e setores organizados da sociedade civil em torno de uma causa comum. Existem no país dezenas de redes integradas em defesa do meio ambiente e mobilizando o coletivo social para mover ações e tomar atitudes em prol de um meio ambiente mais saudável e socialmente mais justo. Visando esclarecer a população sobre os avanços no campo da educação ambiental, a Universidade Federal da Paraíba, com apoio de outras instituições de nível superior, como também órgãos governamentais e privados, está realizando o I Congresso Nacional de Educação Ambiental.



Eixos Temáticos

* Redes de educação ambiental

* Políticas públicas para educação ambiental

* Mudanças climáticas e biodiversidade

* Tecnologias e técnicas para seqüestro de carbono e energia limpa

* Conservação e manejo dos ecossistemas terrestres

* Conservação e manejo dos ecossistemas aquáticos

* Agroindústria, agricultura familiar e segurança alimentar

* Educação para uma alimentação saudável

* Planejamento dos recursos hídricos

* Gerenciamento dos ambientes costeiros

* Paisagismo, reflorestamento e enriquecimento vegetal

* Meio ambiente, turismo e sustentabilidade

* Ecopedagogia, mobilização social e cidadania

* Cultivo, extração e industrialização de plantas medicinais

* Legislação e direito ambiental na sociedade de consumo

* Tecnologias alternativas e materiais sustentáveis para construção

* Reciclagem e reaproveitamento dos recursos naturais e produtos industriais

* Tratamento de resíduos e saneamento ambiental

Envio de trabalhos: os trabalhos deverão ser enviados até o dia 15 de maio de 2009.



Programação: http://www.gsplanejamento.com/programacao.htm



Maiores informações: http://www.gsplanejamento.com/biogeografia.htm

Leia Mais…

sábado, 10 de janeiro de 2009

650 milhões de anos em 80... segundos

Durante algum tempo eu procurei vídeos como este abaixo. Muito didáticos para explicar a tectônica de placas nas aulas de geografia, mas nunca tinha achado nada do tipo. Ainda mais com previsão futurísticas...



Aproveite!



Novo link. Valeu Rodrigo!


Leia Mais…

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Democracia brasileira e democracia americana


Caros colaboradores e amigos, nesta última semana surgiram duas matérias bem interessantes no Boletim Olhar Virtual, uma sobre a Obamafilia e outra sobre os vinte anos de Constituição Federal. As matérias estão bem interessantes...





Ainda esperamos uma análise mais aprofundada sobre o conflito em Gaza.
Se tiver uma dica, coloque nos comentários do post.

Até!

Leia Mais…

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Conhecendo Grandes Pensadores - Zygmunt Bauman

Para adentrar ao ano novo, mais um capítulo da série “Conhecendo Grandes Pensadores”, com o sociólogo Zygmunt Bauman:





Sociólogo polonês, Zygmunt Bauman iniciou sua carreira na Universidade de Varsóvia, onde teve artigos e livros censurados e em 1968 foi afastado da universidade. Logo em seguida emigrou da Polônia, reconstruindo sua carreira no Canadá, Estados Unidos e Austrália, até chegar à Grã-Bretanha, onde em 1971 se tornou professor titular da Universidade de Leeds, cargo que ocupou por vinte anos. Responsável por uma prodigiosa produção intelectual, recebeu os prêmios Amalfi (em 1989, por sua obra Modernidade e Holocausto) e Adorno (em 1998, pelo conjunto de sua obra). Atualmente é professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia. Tem mais de dez obras publicadas no Brasil por Jorge Zahar Editor, todas elas de grande sucesso, dentre as quais podemos destacar Amor Líquido, Globalização: as conseqüências humanas e Vidas Desperdiçadas.

Fonte: Jorge Zahar Editor (2009).


Globalização: as Conseqüências Humanas

Baixar conhecimento



Comunidade: a Busca por Segurança no Mundo Atual

Baixar conhecimento



O Mal-Estar da Pós-Modernidade

Baixar Conhecimento



Entrevista no Portal Scielo: clique aqui.

PALLARES-BURKE, Maria Lúcia Garcia. Entrevista com Zygmunt Bauman. Tempo soc. [online]. 2004, v. 16, n. 1, pp. 301-325. ISSN 0103-2070.


Catálogo dos livros na Editora J. Zahar: clique aqui.


Conhecendo outras obras, acesse GoogleBooks: clique aqui.


Caso tenha interesse, você pode adquirir livros que não estão em meio digital a preço baixo pelo Portal Estante Virtual: Clique aqui


Grande Abraço, Minerva Mutante.




Leia Mais…

Tráfego aéreo mundial

Voltando às postagens, nesse novo ano que se inicia e o primeiro vídeo publicado é sobre o tráfego aéreo mundial em 24 horas. Já era de se esperar que o fluxo entre os países do Norte fosse maior, mas dessa forma é meio assustador. Enquanto isso, a América do Sul e a África...




Acho que os professores de história e geografia vão querer mostrar para os alunos (bem ilustrativo, não?)

Atés!!!

Leia Mais…