quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Fim de ano

Para todos os nossos colaboradores e amigos que nos ajudaram neste primeiro ano de postagens, comentários e apoios...

Um Bom Final de Ano,
Boas Festas,
E até o ano que vem...

Minerva Mutante.

Leia Mais…

domingo, 21 de dezembro de 2008

Normas ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, infelizmente, não disponibiliza gratuitamente nenhuma de suas normas, inclusive as normas de apresentação de trabalhos técnicos e acadêmicos. Com sorte e algum tempo na internet se consegue encontrá-las. As três normas disponibilizadas abaixo são mais do que necessárias para a confecção de um trabalho monográfico. Só não sabemos ao certo se elas são as mais recentes, mas acreditamos que não há muitas alterações em relação a elas. 

Até!

...





...

Leia Mais…

A Paisagem Cultural em Duas Versões: a escola de Berkeley e a geografia cultural renovada

Por Marcela de Andrade Cruz

Resumo

A despeito de todas as críticas e discordâncias, parece consenso entre os geógrafos a importância da paisagem na geografia. O fato de a mesma ser estudada pela geografia desde o seu princípio reforça esse consenso.  Ainda assim, por muito tempo sua conceitualização foi banalizada ou ignorada por muitos, mesmo na geografia humana, que se baseia nela como conceito-chave. Somente quando sua forte ligação com outro conceito de igual importância para geógrafos, a cultura, vem à tona, é que a paisagem começa a ganhar certo destaque nos debates geográficos. Pois, foi na busca da definição da cultura que novas formas de entender a paisagem foram surgindo, e com ela a própria geografia cultural passou a ter maior destaque no âmbito da ciência geográfica.

O objetivo proposto com esse estudo, portanto, está em evidenciar a importância que os conceitos de paisagem, e antes dele o de cultura, exercem na geografia cultural. Propõe-se aqui também debater como a visão de cultura de uma Escola geográfica afeta diretamente a forma como trabalhamos suas paisagens, debate esse evidenciado através de um paralelo traçado entre as duas maiores Escolas de geografia cultural da atualidade.

 Nas páginas a seguir, veremos como esses debates surgiram no século XX, e suas repercussões na ciência geográfica através dos estudos feitos por Carl O. Sauer e Denis Cosgrove, geógrafos que se tornaram referência nas duas principais Escolas de geografia cultural recentes. Privilegiar-se-à, portanto, o debate entre a Escola de Berkeley e a denominada Geografia Cultural Renovada, em especial sobre os temas de cultura e paisagem adotados pelos dois lados.

Palavras-chave: paisagem, cultura, geografia

Como citar este texto:

CRUZ, Marcela de Andrade. A Paisagem Cultural em Duas Versões: a escola de Berkeley e a geografia cultural renovada. 2008. 42 f. Monografia (Bacharelado em Geografia). Departamento de Geografia - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.





...

Leia Mais…